set
05
Stalin - Homem de Aço
Postado por
Jefersondk_100
Marcadores:
guerra,
história,
history channel,
militar,
violência
Sinopse
A trajetória de Josef Vissarionovic Dzjugasjvili, mais tarde conhecido como Stalin ("homem de aço", ou "feito de aço"), pseudônimo sugerido pessoalmente por Lenin. Nasceu na Geórgia, na cidade de Gori, em 21 de dezembro de 1879, filho de um sapateiro e uma lavadeira. Stalin tinha mais 3 irmãos, que morreram ainda na infância. Sua vida era muito difícil, era mal tratado e surrado com frequência por seu pai, um alcoólatra cujos sonhos jaziam despedaçados. Sua mãe sonhava com um futuro melhor para seu filho e conseguiiu matriculá-lo numa escola paroquial e mais tarde em um seminário em Tblilisi. Esperava que ele fosse um padre. Mas Stalin desde cedo percebeu que pertencia a uma classe inferior, e passou a odiar todos os ricos latifundiários locais, que tinham todos os privilégios. No seminário, notou que havia uma atmosfera de revolta e teorias diferentes, coisa que logo o atraiu.Após envolver-se em alguns movimentos sociais, foi expulso de lá. Porém, o homem que um dia seria o "homem de aço", não desistiu. A Alemanha havia declarado guerra à Rússia, em 1914, e o czar enviou seu exército ao front, com as bênçãos da Igreja Ortodóxica. O exército russo, mal preparado, sofria baixas terríveis. Isto, aliado à fome que perseguia a população, provocou a queda da dinastia dos Romanov, que dominava a Rússia há 200 anos. O governo que se seguiu não conseguiu resolver os imensos problemas do país; Lenin o chamava de "burguês", e dizia ao povo, em seus discursos, que o governo deveria estar nas mãos dos comunistas. Em outubro de 1917, os comunistas tomam o poder, com Lenin na liderança. Mais tarde, em 1924, Lenin morre, deixando um espaço aberto para Stalin, cujo único concorrente à altura era Trotsky, considerado o nº 2 da revolução.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 de fevereiro de 2010 às 23:05
Muito legal seu blog, oferece uma ampla quantidade de documentarios excelentes...
Gostaria de dar uma sugestão para criação de uma "ala" para assuntos sociológicos e também uma maior quantidade de filmes dessa categoria - se possível - pois assim como esse doc de stalin também existisse outros que servem como base para o entendimento de tal, como marxismo, trotskysmo, Durkhein, lenin etc...
vlww
17 de abril de 2010 às 09:44
Parabéns pelo site!
Gostaria de sugerir, como no caso do filme "Stalin, homem de aço" a disposição em sites de downloders, como Radipshare ou Megaploud, já que para baixar tal filme e outros, que não consegui ainda, é muito difícil pelo torrent.
Felicidades!
17 de abril de 2010 às 15:53
Flávio,
Agradecemos pelo contato.
Em breve o site deverá sofrer uma reformulação e com certeza a questão das opções de download será levada em conta.
No mais, obrigado novamente!
Abraço
Hev.
Postar um comentário